quarta-feira, 9 de julho de 2014

MODA RETRÔ ANOS 40,50,60,70

Undercover-spotlight
undercover 5
Para contar um pouquinho da história que vi na exposição junto com outras fontes consultadas, aqui vai um pouquinho da evolução da lingerie.
Anos 1900: O foco da silhueta feminina sai um pouco das ancas postiças e dirige-se mais para a cintura, aliviando a pressão do abdómen dos corpetes, considerado mais saudável pelos médicos, o que salientava um contorno do corpo em S. O corpete da década foi desenhado pela designer francesa Madame Gaches-Sarraute.
corpetes 1900
As Seen in Vogue: A Century of American Fashion in Advertising
image008
1910: Um dos destaques é o primeiro sutiã patenteado por Mary Phelps Jacob, uma socialite escritora de 19 anos de Nova York em 1910, criando uma nova opção de sustentação e liberdade de movimentos em relação ao corpete. A entrada de mulheres em frentes de trabalho da guerra torna esta movimentação do corpo ainda mais relevante.
mary jacob
Década 20: depois da liberação do corpete não há mais volta. A mulher dos anos 20 circula sem os preceitos e as amarras que oprimiam seu corpo, criando uma modelagem mais livre e saias mais curtas. Além da liberdade de comportamento reinvincada por esta mulher.
avro corsetry
Flappers nos anos 20: usavam saias mais curtas e comportamentos liberais, como o hábito de fumar, frequentar clubes de jazz
Flappers nos anos 20: usavam saias mais curtas e comportamentos liberais, como o hábito de fumar, frequentar clubes de jazz, além de maior liberdade sexual
marlboro
A marca La Perla lançou uma versão Black Label super charmosa inspirada nos anos 20.
Anos 30: Aparece a influência de Holywood, representada por Lana Turner e a revalorização dos bustos.
lana turner
No início dos anos 40, pós segunda guerra, uma racionalização é imposta levando a uma simplificação na fabricação e reutilização de roupas antigas de família.
make do and mend
Cartilha do Ministério de Informação inglês instruindo como reaproveitar roupas e aumentar sua durabilidade
anos 40 m
Linha de roupas mais simplificadas e com inspiração nos uniformes militares
Mas no final da década contrariando toda esta onda simplista, Dior lança o “New Look” retomando a feminilidade dos looks, trazendo de volta a valorização das curvas que definiu o estilo que reinaria nos anos 50.
dior new look
New look de Dior
“Nós saímos de uma época de guerra, de uniformes, de mulheres-soldados, de ombros quadrados e estruturas de boxeador. Eu desenho femmes-fleurs, d eombros doces, bustos suaves, cinturas marcadas e saias que explodem em volumes e camadas. Quero construir meus vestidos, moldá-los sobre as curvas do corpo. A própria mulher definirá o controno e o estilo.”
Christian Dior
Os modelos de sutiã apresentavam um realce no busto com resultados mais arredondos. Desda época é o Merry Widow, criado a partir da ópera que virou filme. Sobre ele Lana Turner, que estreou o filme baseado na ópera de mesmo nome e que nesta época se transformou na “Sweater Girl” disse o seguinte:  “The Merry Widow was designed by a man. A woman would never do that to another woman
illamarquise1953
Fotografias de pin-ups na revista estadunidense Yank, the Army Weekly. fonte: wikipedia
Fotografias de pin-ups na revista estadunidense Yank, the Army Weekly. fonte: wikipedia
A Lycra é criada em 1959 pela Du Pont.
bra_image_03
Em finais do anos 60 um movimento se fortalece a favor dos gestos livres do corpo, unido à luta pela liberação de tudo que oprime a mulher.
teh no bra bras
1964 Rudi Gernreich desenha o 'no bra bra'
Em 1968 tivemos a grande queima de sutiãs em praça pública simbolizando toda a luta feminista.
msamerica-freedomtrashcan
São desta época algumas marcas ícones que marcaram estilo e que influenciam até hoje:undercover 4Yves Saint Laurent lança a polêmica blusa transparente.
sheer blouse
Triumph_D_2f

Nenhum comentário:

Postar um comentário